NOTÍCIAS

Passando para lembrar: O Período do Defeso está chegando....

Respeitar este período significa ter consciência de que as espécies de peixes precisam deste intervalo de tempo para crescimento e posterior reprodução


    Como já sabemos, estamos próximos ao Período do Defeso de Pesca, instituído por meio da Portaria nº 48, de 5 de novembro de 2007 do IBAMA, o qual tem por principal objetivo uma paralização temporária anual da atividade, que vai de 15 de novembro à 15 de março.


  Respeitar este período significa ter consciência de que as espécies de peixes precisam deste intervalo de tempo para crescimento e posterior reprodução, isto é, para conseguir recompor seus estoques pesqueiros.


  Ações: Na manhã do dia 12/11/2019, a abertura do Plano de Defeso 2019-2020, evento que conta com a presença de órgãos governamentais, sociedade civil e acadêmicos do IFAC sobre o ordenamento de recursos pesqueiros, com ênfase no período em questão.


  Fiscalizações: Durante este período, os órgãos ambientais envolvidos (IBAMA, IMAC, SEMA E POLICIA AMBIENTAL) estarão atuando em repressão a prática da pesca, proibida durante o período de defeso.


  Penalidades - Aqueles que forem pegos desrespeitando a proibição, as penalidades previstas vão desde multa até a detenção (Lei Federal nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998).


  Penalidades: aqueles que forem pegos desrespeitando a proibição, as penalidades previstas vão desde multa até a detenção, bem como apreensão de petrechos, embarcações e do pescado (Lei Federal nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998).


  Importante: espécies especialmente protegidas no defeso no estado do Acre: dourada, piraíba, pirapitinga, caparari, aruanã, jaraqui, mapará, sardinha, matrinxã, pacu.


  O transporte, a comercialização, o beneficiamento, a industrialização e o armazenamento do pescado proveniente de pisciculturas ou pesque-pagues/pesqueiros, só serão permitidos se originários de empreendimentos devidamente registrados no órgão competente e com a comprovação de origem.


   

Instituto de Meio Ambiente do Acre – IMAC

IMAC

Instituto de
Meio Ambiente do Acre

RUA RUI BARBOSA, 135
CENTRO - RIO BRANCO - AC
TEL: +55 (68) 3223-2789
TEL: +55 (68) 3224-0485

©2019 | Todos os direitos reservados.