IMAC, ações de meio ambiente para o desenvolvimento sustentável.

O IMAC completa 36 anos de fundação, e muito tem orgulhado ao assumir um papel importante e fundamental em nossa sociedade. Conta com mais de 160 preciosos colaboradores entre funcionários efetivos, comissionados, terceirizados e estagiários que muito tem feito nas respostas aos anseios da população acreana.

O Instituto do Meio Ambiente do Acre – IMAC, criado através da Lei Estadual n° 851, de 23 de outubro de 1986, e posteriormente alterada pela Lei n° 1.911, de julho de 2007, é a autarquia, vinculada à Secretaria de Estado de Meio Ambiente – SEMA, executora da política de meio ambiente no estado. Tendo como principais atribuições o licenciamento, o monitoramento e a fiscalização ambiental de atividades potencialmente poluidoras e/ou degradadoras do meio ambiente e, ainda, daquelas que se utilizam dos recursos naturais.

Tem buscado de forma preventiva, através da Educação Ambiental, realização de palestras em escolas, comunidades e associações; objetivando esclarecer sobre a importância da preservação ambiental e do uso racional dos recursos naturais.

O IMAC possui uma Sede em Rio Branco e uma estrutura de atendimento regionalizada formada pelos cinco Núcleos Regionais, que estão localizados nas seguintes cidades: (i) Núcleo de Representação do Alto Acre, situado no município de Brasiléia; (ii) Núcleo de Representação do Purus, localizado no município de Sena Madureira; (iii) Núcleo de Representação do Envira, situado no município de Feijó; (iv) Núcleo de Representação de Tarauacá, localizado no município homônimo; e, (v) Núcleo de Representação do Juruá, situado no município de Cruzeiro do Sul.

Como aspecto estratégico de gestão ambiental nos últimos anos ter o licenciamento ambiental, que consiste em um importante instrumento de gestão da Política Estadual de Meio Ambiente, onde a administração pública através do IMAC visa exercer o adequado controle sobre as atividades antrópicas que, de alguma forma, interferem no meio ambiente.

Assim sendo, o licenciamento tem, como principal objetivo, conciliar o desenvolvimento econômico com o uso dos recursos naturais, buscando garantir a sustentabilidade dos ecossistemas. Outro importante motivo para legalizar ambientalmente uma empreendimento/empresa é o fato da crescente exigência pelo mercado de empresas que cumpram com a legislação ambiental.  Além disso, os planos de financiamento e incentivos governamentais condicionam a aprovação dos projetos à obtenção da Licença Ambiental.

O IMAC também tem a competência de fiscalização ambiental  as condutas daqueles que se apresentem como potenciais ou efetivos poluidores e utilizadores dos recursos naturais, de forma a garantir a preservação do meio ambiente para a coletividade.

É necessário comentarmos que o serviço prestado pelo Instituto de Meio Ambiente do Acre – IMAC é de suma relevância para o Estado, pois as ações desenvolvidas pelo Instituto têm reflexo diretamente no desenvolvimento do Estado implicando em: Regularização ambiental das atividades potencialmente poluidoras e degradadoras do meio ambiente, acesso a linha de créditos aos setores primários e secundários do Estado, manutenção de empregos e renda, conservação e manutenção do meio ambiente, garantia de acesso aos serviços básicos para a população, tais como: saúde (licenciamento das unidades de saúde), estradas e ramais, obras de infraestrutura, transportes e outros serviços essenciais para a manutenção das ações públicas do Governo, controle do desmatamento, queimadas, exploração e transporte ilegal de madeiras; acesso ao licenciamento ambiental dos pequenos produtores, vinculados a agricultura familiar, garantida de circulação de bens, produtos e serviços oriundos de atividades vinculadas ao uso dos recursos naturais no Estado, licenciamento ambiental de grandes obras de infraestrutura no Estado, tais como linhas de transmissão, anel viário, pontes, distritos industriais e demais indústrias de transformação do Estado.

As ações do IMAC interferem diretamente na elevação do PIB, uma vez que toda demanda por serviços, indústrias, insumos agrícolas e pecuários, bem como outras atividades que demanda o licenciamento ambiental para o seu o funcionamento passa pela avaliação, análise e licenciamento ambiental expedido pelo IMAC.

Uma consolidação das ações de meio ambiente será a entrega da nova sede do IMAC, capaz de melhorar o atendimento, serviço público de qualidade, a organização e acima de tudo garantir o bem estar dos seus servidores. Investimentos em equipamentos, sistemas, veículos são necessários para melhorar a qualidade e resposta aos anseios da população pelo serviço prestado pelo IMAC.

Proteger, conservar, preservar e manejar esses são os pilares do IMAC que regem a Política Ambiental do Estado do Acre com quase 86% do seu território, ainda, coberto por florestas e que se destaca dentro e fora do Brasil, como uma região pioneira num modelo econômico que impulsiona a sustentabilidade, reaproveitando áreas abertas e promovendo o uso sustentável das áreas naturais

Os Servidores, Técnicos, colaboradores terceirizados e estagiários obrigado pelo trabalho em equipe que corresponde à natureza de nosso objetivo. Vocês nos deixa orgulhosos. Parabéns, IMAC. 36 anos de história.